"Mais perto quero estar"
Sarah Flower Adams
"Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti,Inda que seja a dor que me una a Ti!Sempre hei de suplicar: Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti! Marchando, triste, aqui na solidão,Paz e descanso a mim Teus braços dão.De noite vou orar: Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti! Minha alma vai cantar a Ti, Senhor! Enquanto meditar no Teu amor, Eu sempre hei de rogar: Mais perto quero estar, meu Deus, de Ti!"
Durante muitos anos, somente os homens escreviam hinos, mas, pouco a pouco, as mulheres também começaram a usar o seu talento poético e, hoje, temos muitos hinos escritos por mulheres consagradas a Deus e ao Seu trabalho.
Mas, um dos mais conhecidos em todo o mundo foi o hino escrito por Sarah Flower Adams (1805-1848). Trata-se do hino "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti".
Foi no ano de 1841 que esta senhora, que estudava muito a Bíblia, ficou tão impressionada com a história relatada no livro de Gênesis (capítulo 28) sobre a visão de Jacó, em Betel, e a escada que alcançava o céu, e os anjos que subiam e desciam por ela, que, inspirada naquela passagem bíblica, resolveu escrever este hino que mais tarde se tornou universalmente conhecido. A letra que temos em nosso Hinos e Cânticos (nº 236) foi adaptada por João Gomes da Rocha.
Ela omite duas estrofes alusivas à letra inicial, que constam do hinário "Aleluias" (Imprensa Metodista). A seguir, as mencionadas estrofes:
Minha alma cantará a Ti, Senhor!Pedra em Betel porei, marco de amor.Sempre hei de suplicar"Mais perto quero estar,Mais perto quero estar,Meu Deus, de Ti!"E quando a morte enfim me vier chamarNos céus com serafins, irei morar."Ó! Quão feliz serei,Perto de Ti, meu Rei,Perto de Ti meu Rei,Meu Deus, de Ti!"
Dizem que, quando os visitantes cristãos visitam a Palestina, em chegando a este lugar, Betel (hoje Bira, um território da Jordânia), param e cantam este hino, evocando os acontecimentos impressionantes experimentados por Jacó. As palavras deste hino tem sido um grande auxilio e um grande conforto para muitos crentes em tempos de dificuldades.
É impossível esquecermos o terrível desastre com o grande transatlântico "TITANIC" nos primeiros anos deste século. Era a sua viagem inaugural; grandes personagens viajavam nele; viajava, também, um grupo de peregrinos, crentes da Europa que demandavam a nova terra (EUA). Mais de mil vidas se perderam naquela ocasião.
E contam que, quando o grande navio estava sossobrando, tinha-se a impressão de que ia haver um pânico geral; porém, a orquestra de bordo começou a tocar o hino "Mais Perto Quero Estar, Meu Deus de Ti" e, imediatamente, foi presenciado um espetáculo comovedor: os crentes e outros tripulantes, dando as mãos uns aos outros, começaram a cantar também o hino à medida que o navio ia afundando-se!
A música deste hino foi feita pelo conhecido compositor sacro Lowell Mason, autor de inúmeras outras músicas e que se tornou famoso pelos seus excelentes trabalhos. Durante a sua vida teve muitos cargos de importância e foi o fundador da Academia de Música de Boston.
____
Fonte: -refrigério. Net
- Cyberhymnal.org